O que é a Alexa?





O nomeAlexaé menos conhecido do que Siri, Cortana ou Google Assistente, mas ela é uma assistente virtual tão ou mais capaz do que suas concorrentes. Desenvolvida pelaAmazon, a Alexa está presente em uma série de produtos da gigante do e-commerce e é bastante esperta. Descubra aquio que é Alexae do que ela é capaz de fazer online.


O que é Alexa?



Alexa é o nome da assistente virtual da Amazon, introduzida em 2014 junto com o Echo, sua primeira caixa de som inteligente. Diferente do que Apple, Google e Microsoft faziam até então, com Siri, Google Assistente e Cortana, a Alexa já nasceu com foco em atender o usuário nas tarefas do dia a dia, principalmente se forem compras na loja.


Assim como suas concorrentes a Alexa é uma assistente conversacional, capaz de entender contexto até certo ponto e executar tarefas simples, como configurar alarmes, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, executar uma lista de músicas ou reproduzir podcasts. Mas, por não estar atrelada a um sistema operacional, a Alexa é compatível com Android, Windows 10 (a interação com o iPhone é mais limitada, mas existe), além de ser capaz de se conectar a uma vasta gama de dispositivos de terceiros.


Para nós brasileiros, a Alexa é menos interessante que suas concorrentes por conta das limitações de idioma e dos poucos dispositivos compatíveis no mercado. Mas, no exterior, a assistente é uma poderosa ferramenta de automação doméstica.


Ela pode interagir com dispositivos tais como geladeiras, lâmpadas inteligentes, microondas, fechaduras, termostatos, controles remotos, sensores de movimento, interruptores e etc. Tanto por comandos de voz ditos pelos usuários quanto por interação com os aplicativos dedicados à automação de tarefas, como o IFTTT.

Falando na Amazon, a Alexa é capaz de fazer pedidos de compras: caso o usuário mantenha dados financeiros em sua conta, ele pode usar comandos de voz e pedir que a assistente compre produtos cotidianos. Em 2017, ela passou a aceitar pedidos de comida em redes como Starbucks, Domino's Pizza e Pizza Hut, entre outras




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo